sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Autonomia



A vida me ensinou a não esperar muito das pessoas. A gente sempre ajuda e quando somos nós que precisamos: NADA! Pelo menos, com essas experiências, acabei desenvolvendo minha autonomia. Quase tudo meu, eu que faço, eu que resolvo. Fora isso, meus pais também sempre me dão GRANDE ajuda. Mas mesmo assim, por força do hábito, já busco resolver tudo sozinho, seja o que for. E isso me faz ser esforçado! É ótimo ser assim. 
Trabalhar a autonomia faz você não depender tanto dos outros. A gente só acaba ficando um pouco ensimesmado. Mas se lidarmos de forma inteligente com esse modo de ser, não tem problema nenhum. E a vida segue, e segue fácil, porque o interessado sempre dá um jeito.



domingo, 26 de agosto de 2012

O Sertão



Não sei o que é, mas tenho uma paixão pela vida no sertão, pela vida interiorana. Não falo de um lugar bom pra viver (pode até ser), falo de um lugar que me cativa, de uma história que me chama pra perto. Nunca vivi lá, mas já estive algumas vezes.
Acho bonito o orgulho, a profundidade, a honra do sertanejo. Um povo que passa pelas dificuldades sem se degenerar.

Logo abaixo, três vídeos da cantora Maria Bathânia que representa muito bem sobre o tema dessa postagem.





Esse próximo vídeo já não se refere ao sertão, mas à humildade de gente como as desse lugar.


Nesse ritmo, uma homenagem ao Piauí encenada por pessoas que desconheço, mas que achei muito boa. A música é conhecida; encontrei no YouTube!


E não poderia faltar uma citação do poeta João Cabral de Melo Neto:

"...E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:

vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,

ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,

vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;

mesmo quando é assim pequena
a explosão, como a ocorrida;

mesmo quando é uma explosão
como a de há pouco, franzina;

mesmo quando é a explosão
de uma vida severina."

(Trecho extraído de 'Morte e Vida Severina', poema antológico de João Cabral de Melo Neto).

Gosto da vida interiorana. Acho atraente o ritmo da vida solitária. É poético. Não falo de uma solidão triste, falo de uma experiência rica e própria da nossa raça biológica, necessária, que nos faz refletir, e nos faz crescer em sabedoria. 

Não sou de todo fim de semana encontrar pessoas. Gosto de ficar em casa, com minhas coisas, meus livros, minhas músicas, filmes. Escrever, fazer minhas artes.

Conheçam o poema “Dona Luta”, de minha autoria, publicado no Recanto das Letras em 23/07/2009. É o perfil de parte desse povo nordestino:

(sim, no vídeo, sou eu que estou recitando - anos atrás)



Existe a "solidão necessária", que não significa ser sozinho, mas a necessidade de estar só de vez em quando. Às vezes precisamos dar um tempo pra tudo, e ter um momento só nosso pra parar e pensar na vida.

Não acredito nessa história de ‘felizes para sempre’ aqui na Terra. A mim não seduz essa ideia impressa em alguns livros de romance. Seria uma chatice. Precisamos de lutas também! Um desassossego saudável e temporário. Gosto da festa, do sorriso, mas por outro lado gosto da precariedade. Não penso nessas coisas de maneira desassociada. Afinal, o que provoca o sorriso? A partir de que momento ele existe? Depois de que? Vivemos todos os nossos esforços, pra – depois - vivermos mais confortavelmente. É tão bom depois, quando superamos, quando vencemos.
Gosto muito de terra, coisa do nordeste, do sertão, como também gosto de água, coisa da Amazônia... É um ótimo contraste.

Mas, falando em lugar pra viver, sempre digo aos meus amigos que minha velhice quero passar no campo. Não no sertão, com toda aquela aridez. Quero o ambiente campestre, a zona rural, fugere urbem!
Vida no campo, para mim, é a vida no ritmo certo: a liberdade, o ar puro, o banho na cachoeira, pouca gente... O barulho do sapo, do grilo e da coruja na tranquila madrugada. E o mais importante: o sentimento de paz e de maior proximidade com Deus.

Vejam que coisa linda esse poema de Adélia Prado:

Bucólica nostálgica

Ao entardecer no mato, a casa entre
bananeiras, pés de manjericão e cravo-santo,
aparece dourada. Dentro dela, agachados,
na porta da rua, sentados no fogão, ou aí mesmo,
rápidos como se fossem ao Êxodo, comem
feijão com arroz, taioba, ora-pro-nobis,
muitas vezes abóbora.
Depois, café na canequinha e pito.
O que um homem precisa pra falar,
entre enxada e sono: Louvado seja Deus!

E agora um trecho do Diário de Anne Frank:

“Para qualquer pessoa que se sinta só ou infeliz, ou que esteja preocupada, o melhor remédio é sair para o ar livre, ir para qualquer parte, onde possa estar só com o céu e com a natureza, e com Deus. Então compreende que tudo é como deve ser e que Deus quer ver os homens felizes no meio da natureza, simples e bela. Enquanto assim for - e julgo que será sempre assim - sei que há uma consolação para todas as dores e em todas as circunstâncias”.

É isso, gente! Foi uma delícia falar desses assuntos, e de alguma forma (intelectualmente) vivê-los.
Qualquer dia desses vendo meus eletrônicos, compro um casal de ganso e começo uma criação.
(rs)






Até o próximo post!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Alessandra Samadello - Impossível dizer





































Sou muito fã da arte de Alessandra Samadello. A capa desse trabalho tem sua mensagem muito bem representada. E o conteúdo desse disco é muito impactante e reflexivo. Gosto de gente assim... Criativa, inspiradora, que com muita sabedoria ousa, e rompe com as barreiras do tradicional.

Arte reflete vida... Um escultor pode moldar um bloco de mármore em uma forma humana. Um pintor com o pincel pode colocar uma paisagem em uma moldura. Além dessas obras de arte serem bonitas, elas são reflexos da essência da vida. Elas são recriações de obras do Deus poderoso, modeladas por um ser talentoso.

Quando uma visionária, como a artista Alessandra Samadello, reconhece o Divino em sua vida, comum a todos os acontecimentos do dia, a mesma pode realmente transformar-se em canções.

Continue fazendo sua maravilhosa arte, Alessandra.

Ouçam a canção-título do disco:


Genial!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Minha primeira defesa de TCC - Curso Técnico em Segurança do trabalho



Ontem, 14/08/2012, foi o dia da defesa do meu TCC do curso de Segurança do trabalho. Fiquei extremamente satisfeito e feliz com o sucesso do trabalho. Fiquei o tempo TODO muito sério, mas no final, quando chegou o momento das críticas, não resisti e o meu sorriso foi de ponta a ponta da orelha por tudo que ouvi.

É muito bom ver o nosso trabalho, fruto de empenho e dedicação, ser bem reconhecido. É muito gratificante quando a nossa ideia é bem aceita e valorizada.
O motivo dessa postagem não é 'encher a minha bola', e sim compartilhar desse momento, dessa felicidade, dessa conquista, com vocês.
O que me deixa mais orgulhoso é saber que consegui produzir um bom conteúdo sozinho, sem a opinião de ninguém, exceto, claro, a ajuda dos livros, meus eternos amigos, e dos artigos publicados na Internet. Isso é a base de qualquer trabalho desse âmbito. O recomendado foi que nós procurássemos um professor para nos orientar quanto à escolha do tema. Bom, foi o que eu fiz, porém sem nenhum retorno. Escolhi o meu tema, e depois, através de e-mail, escrevi para dois professores pedindo uma opinião sobre a escolha do meu tema, e explicando o meu objetivo com a escolha do mesmo. Resultado: nenhum professor me respondeu.

Continuei meu trabalho, e não pedi opinião a mais ninguém. Só depois de pronto e depositado o trabalho, cheguei a comentar com algumas pessoas sobre o meu TCC, apenas para saber o que eles pensavam a respeito do tema. Mesmo que com isso eu descobrisse que não seria uma boa escolha, o meu tema, não adiantaria mais nada. O trabalho já tinha sido encaminhado aos professores que tinham sido escolhidos para compor a banca examinadora.
Bom, mas falando do que as pessoas me diziam, quando eu comentava sobre o assunto tema do meu trabalho, os comentários que eu ouvia eram quase sempre os mesmos: diziam que meu tema era polêmico. Eu já sabia disso. Inclusive, foi o que eu disse à minha mãe quando apresentei pra ela o meu trabalho.

O tema que escolhi é polêmico porque trata de uma ideia que toca em um ponto 'delicado'. Eu sabia que estava sendo 'ousado' em trazer um tema mais original, no que se trata de ideias, porque tudo, claro, foi construído em cima de um referencial, e vale dizer: um referencial de peso. Somente as ideias e fatos é que eram provocantes e originais, no sentido de fazer com que as pessoas pensassem, refletissem em algo, muitas vezes ignorado, tratado passivamente.

Sim... Falei, falei, e ainda não disse qual foi o meu tema. Você já deve estar se perguntado, né? O tema escolhido foi: CIPA X ESTABILIDADE: EMPREGO GARANTIDO OU GARANTIA PARA ATUAÇÃO? Vou explicar!

Os membros (eleitos) da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) usufruem o benefício da estabilidade provisória no emprego. Somente esse ganho pode influenciar os empregados a se candidatarem à Comissão. Com isso, este trabalho resolveu levantar a questão da influência que pode ter a garantia provisória sobre o trabalhador. O estudo, além de levantar a questão tema do trabalho, apresentou, principalmente, a significação e finalidade da CIPA e da Estabilidade, tratando da sua importância para o cipista. O desenvolvimento percorreu sobre o direito ao benefício (estabilidade) e os princípios de segurança - assunto apresentado de modo que, por si só, já teve poder conscientizador, mostrou razões e a conduta necessária ao trabalhador que assume o cargo de cipista.  Também foi abordada a relevância dos bons princípios e valores, e seu papel na postura de quem assume o posto para tratar dos assuntos de segurança dos trabalhadores. Através do estudo realizado, foi possível demonstrar o papel e sentido do cargo de cipista, bem como a utilidade de seu benefício. Desse modo, ficou a esperança de que as pessoas possam enxergar a oportunidade de melhoria na vida laboral, diante da oportunidade do trabalho que é dedicado e desenvolvido em prol da segurança do trabalhador.
É isso, gente! O meu trabalho foi muito bem recebido. Só tenho a comemorar e a agradecer...




Agradeço a Deus, motivo da minha existência e minha maior motivação e inspiração.
Agradeço aos meus pais que sempre dedicaram o melhor deles para formação do melhor que sou. Sempre me incentivando, apoiando e orientando.
Agradeço aos meus colegas de classe pela amizade, pelos momentos de alegria e descontração, e por valorizarem minhas qualidades, deixando de lado os meus defeitos.
Agradeço a minha amiga escritora Cirlene Pádua por oferecer seu trabalho de revisão do texto, e por ser uma excelente profissional, em quem também me espelho. Quem tem um amigo certamente tem um tesouro; ela é o tesouro que conquistei.
Enfim, meu agradecimento a todos que de alguma forma contribuíram para mais essa conquista. Que Deus recompense a cada um de vocês!          


Muito, muito agradecido,

Anderson Cavalcanti
Técnico em Segurança do Trabalho



domingo, 12 de agosto de 2012

Sonata de outono (1978)

SINOPSE

"Charlotte Andergast, uma bem sucedida pianista de concerto, acaba de perder Leonardo, o homem com quem vivia há muitos anos. A sua morte abate-a, deixando-a num estado de solidão e perturbação. A filha Eva, que está casada há alguns anos com um clérigo e vive numa pequena cidade da Noruega, pede à mãe para a visitar. Durante alguns dias, as duas mulheres confrontam-se. Umas vezes sentem repulsa pela outra, outras vezes procuram a sua companhia. Mas o encontro será crucial para o futuro de ambas. O que está em causa na sua relação é obrigatoriamente o amor: a presença e a ausência do amor, o desejo do amor, as mentiras do amor, o amor deformado, e o amor como a nossa única esperança para sobreviver".



A fotografia desse filme é esplendorosa, não é? Ícone do cinema europeu. Bergman pegou toda a essência humana, e inclusive o que há de pior nela, e traduziu nesse filme.

LIv Ullmann


Conheci a Liv em um dos filmes de Ingmar Bergman, para ser exato; nesse filme, Sonata de outono. Inesquecível o rosto angustiado de Liv nas cenas dos filmes de Bergman.


Vale assistir!

sábado, 11 de agosto de 2012

Felipe Valente

Alguém me explica essa voz! Falando assim parece que conheci Felipe Valente hoje, mas não. Há tempos que o ouço e ainda não me acostumei com a voz extraordinária desse rapaz. Musicalmente ele é um referencial pra mim. 
Quanta alma e verdade no canto desse rapaz. Uma benção!







Assistam ao vídeo abaixo. Essa canção é um clássico da música evangélica. Muito linda. Marcou época. Ótima instrumentação, e voz absurda de linda. Êxtase puro!



Um MILAGRE! Acho que essa seja a palavra que responde minha primeira frase.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Concerto 'Impossível dizer' - mais fotos

Eu estava pesquisando fotos da Alessandra Samadello no Google, e, sem querer querendo, achei mais uma foto minha no concerto 'Impossível dizer' entre outras fotos do espetáculo.

Antes das fotos, acho que cabe postar o vídeo que mostra uma parte do momento em que Alessandra me chama para subir ao palco.


E vamos às fotos!











Pra quem quiser saber sobre o evento leia neste post antigo (link). E pra quem quiser conhecer um pouco desse disco, fica o vídeo, abaixo, com trechos das canções do CD.



Capa do CD:



Inesquecível!

sábado, 4 de agosto de 2012

Memórias...

Eu estava revirando algumas coisas antigas aqui, e entre essas coisas encontrei umas fotos de infância e adolescência. Relembrei o momento de cada foto. Foi ótimo! É muito bom registrar os momentos com fotografia, ou vídeo. Quando você volta e vê as imagens, você revive aquele momento, aquele dia. É genial! Acredito que 99% das pessoas não acham nada disso fantástico. Acham que isso é algo normal. Sem encanto algum.

Sou o tipo de pessoa que também se admira do que é natural; daquilo que é visto como ‘comum’. Aquilo que está ali, bem do nosso lado, só que muitas vezes não observado, incompreensivelmente invisível aos olhos alheios. 
A sociedade precisa, urgentemente, enxergar mais,  enxergar além, dar valos às PEQUENAS GRANDES COISAS. Desse modo, a vida se torna um espetáculo saudável, dinâmico. Sem muitas futilidades.

Vamos às fotos...

Essa me lembrou um momento que me fez rir junto com minha mãe.


Vou explicar essas fotos acima... Bom, eu tinha me alfabetizado. Houve o evento da formatura, compramos filme pra câmera fotográfica (sim, era no tempo da câmera de filme), tiramos muitas fotos e no dia seguinte (se não me engano) levamos o filme para revelar. No outro dia, quanto voltamos à loja para pegar as fotos, fomos informados de que o filme tinha queimado. Pensem num momento de tristeza e frustração. (rs) Fiquei muito chateado. Triste. Daí, no mesmo dia à noite, minha mãe - que sempre dá um jeitinho de melhorar as coisas -, teve a ideia de arrumar eu e minha irmã, encenar os momentos da formatura em casa, e fotografar. Não fiquei muito animado, mas resolvi aceitar. Minha mãe dizia: “Vamos, meu filho. Vamos fazer essas fotos pra registrar sua formatura”. Daí tiramos essas fotos.

Nessa próxima foto, como na canção de um dos meus grupos musicais favoritos, Avalon: "another time, another place", regendo um coral infantil na Praça Abrantes, em Camaçari.


Correndo alguns anos, também apresento essa foto, abaixo, do tempo em que participei de uma oficina de canto no Ex-Teatro Magalhães Neto, em Camaçari.



Sinto muita emoção em lembrar desse tempo. O contato com a música na minha adolescência era cheio de platonismo. E fazer ‘música’ no teatro é uma experiência sem igual. Bárbaro! Lembro que trabalhávamos tanto voz, como corpo. Os exercícios vocais, corporais... aquilo tudo era fantástico pra mim. Parece que eu posso até sentir o cheiro daquele ambiente, lembrando agora. Muita saudade de tudo isso.

Anos depois (2006), como integrante do ‘Vocal Shalom’ na igreja Assembleia de Deus, no Bairro Novo Horizonte, Camaçari.



Encerrando esta seção, fotos ‘antes e depois’:

Foto 1.

Foto 2.


Muito bom relembrar esses momentos. 

Um viva à memória!

Canal 'Minha vida'


Explorador natural que sou, achei um canal (link) muito legal no YouTube com vídeos muito interessantes. Vídeos que esclarecem dúvidas, revelam mitos, ensinam... Tudo numa linha que busca promover saúde e bem-estar. Um bom achado!

Selecionei os vídeos mais relevantes e trouxe pra vocês. Vocês vão gostar. Assistam:

- Cicatrizes de acne podem ser suavizadas com tratamentos como peelings químicos e mecânicos. Veja como se livrar das cicatrizes de acne.


- Atualmente já existe cura total para a acne. Conheça os tratamentos e aprenda cuidados diários que podem evitar cravos e espinhas.


- Conheça as opções para o branqueamento de seus dentes. 


- Aula de pilates no chão. Boa forma e disposição na medida certa.


- Exercícios para dores nas costas - alongamentos.


- Você faz a limpeza da sua língua? Descubra a diferença entre usar limpador lingual e a própria escova de dentes.


- Nó de gravata: aprenda a fazer quatro tipos diferentes.


- A dor de garganta pode ser um problema de refluxo, infecção viral e até câncer. Assista à reportagem de Danilo Sala e saiba como é possível acabar com a dor.


Se cuidem!