terça-feira, 9 de abril de 2013

A pequena vendedora de fósforos, de Andersen


Essa é uma das histórias do grande Andersen que gosto. A pequena vendedora de fósforos.
Pra quem não conhece um dos meus escritores favoritos de histórias infantis, Hans Christian Andersen, ele é famoso pelos contos: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, entre outros.


Andersen era filho de um sapateiro e de uma lavadeira da Dinamarca, veio de uma família muito pobre e sofreu muito com isso. Reconhecido em vida como um grande escritor. Convidado a almoçar pelo rei da Dinamarca, a rainha da Inglaterra e pela nobreza europeia.
Suas histórias tem muito a ver com as pessoas pobres que passam necessidades e na verdadeira história de Andersen, "A menina de fósforos" morre desamparada de frio. Seus fósforos acabam na tentativa de se aquecer.

Filme Mudo:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Curta de animação indicado ao Oscar 2007



E para fechar, uma de suas frases:

"Minha vida é uma história bonita, feliz e cheia de incidentes".

:)





2 comentários:

Meg disse...

Meu problema com o Andersen é que todas as histórias dele, mesmo as com final feliz, são muuuuuito tristes... Não consigo imaginar nome mais inapropriado para elas do que "contos de fadas". Convidam à reflexão, mas sempre nos deixam com aquele gosto amargo na boca.

Anderson disse...

Verdade! Ele segue uma linha de histórias tristes, o que acho muito original para os "contos", já que, primeiramente, são escritos para crianças. Gosto muito de suas histórias por nos "forçar", quem sabe, a um amadurecimento, "crianças" que muitas vezes somos.

Abraços, Meg! E muito obrigado pela visita.