sábado, 10 de dezembro de 2011

Espírito de Natal

Depois de mais ou menos dois meses sem postar nada no blog, venho falar sobre a época do ano que mais gosto: O Natal! Quando chega Dezembro, meu platonismo fica à flor da pele - viajo no meu mundo de ideias e sonhos.

Bom, mas o que falar do Natal? Olha... Adoro os enfeites (fico encantado com eles), as luzes coloridas iluminando as ruas, os presentes, e tudo mais, porém devo afirmar que o Natal não é isso. Eu vejo o Natal atrás da resposta positiva dessas perguntas:

- A família está unida?
- O perdão já foi liberado, eliminando todas as desavenças?
- A despensa está cheia, mas o pão foi partilhado?

Ah, gente... Pensar no Natal me faz pensar em tantas ações, sentimentos... Até mesmo aquilo que a gente vê como coisa simples, tipo: uma visita, um telefonema, uma carta (coisa linda, culta), ou até mesmo um e-mail.
Esta é uma época mais que perfeita pra reencontrar os amigos, parar pra conversar... (claro que a gente não deve fazer isso apenas no Natal). E são nos gestos, em comportamentos, que eu vejo o Espírito Natalino:

- na gentileza de quem ajuda ao próximo;
- naquela paciência difícil de ter, e a gente consegue ter;
- no ombro amigo oferecido;
- no respeito aos animais (tenho paixão por eles);
- no cuidado com a natureza (e aí me lembro que até mesmo no ato mais simples, como não jogar lixo no chão, nem nos rios).

Entendam que a-do-ro as vitrines enfeitadas, os presentes, toda aquela decoração iluminada, mas o enfeite que acho mais lindo está no rosto das pessoas generosas.
Eu sei que falar em Natal pode parecer, ou ser clichê, mas o que pra mim importa é a verdade que sinto necessidade em compartilhar.

Década de 70: dona-de-casa da antiga “Favela do Esqueleto”, de Santa Cruz do Rio Pardo, mostra que o espírito natalino está presente sob qualquer circunstância.

Que neste Natal você deixe, definitivamente, o Espírito Natalino entrar na sua vida, e que assim ele perdure, através de um abraço fraterno, da oração, do riso sincero, do desejo de ser cada vez melhor, e de fazer as pessoas em volta felizes.
Deixe o Natal invadir a sua alma... a sua vida! Vamos lembrar, todos os dias, como disse C.S. Lewis: "Você não tem uma alma. Você é uma alma. Você tem um corpo.". Esse tipo de pensamento - acredite - faz toda a diferença.
Que a minha oração suba aos céus e volte como um perfume duradouro:
O suave e pleno perfume de Jesus. Perfume de amor, paz, harmonia, e a eterna esperança de que, um dia, todos os dias serão como os dias de Natal.


Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Meus sinceros votos e sentimentos,

Anderson Cavalcanti

6 comentários:

Driih disse...

que coisa mais linda Anderson, vc é uma pessoa de coração lindoo. Me emocionei pq o natal é mesmo tudo isso, e vc com sua simplicidade e brilho conseguiu nos passar o verdadeiro sentido do natal
amo tudo q vc escreve pois vc tem alma de escritor e faz tudo com amor
saiba que Jesus te ama muito mesmo, obrigada por nos presentear com esse lindo post
FELIZ NATAL

Anderson disse...

Drii, obrigado por esse carinho de sempre. Você é muito especial!

FELIZ NATAL :)

Ilaide L. Fleury disse...

Ola Anderson, gostei muito de sua postagem sobre o Natal e me surpreendi com foto da dona de casa de SANTA CRUZ DO RIO PARDO..... (bela essa cidade!) Sim o Natal é belo e uma época de encanto e de alegria, muitas luzes, Jesus, nossa Luz, nasceu para nos dar alegria e paz... e o mais belo é ver esta realidade nas pessoas a nossa volta e ainda quando nos contribuímos para esta verdade, é glorioso! Obrigada por esta bela mensagem. Abraços. Ilaíde

Anderson disse...

D. Ilaíde,

Obrigado por seu comentário, sempre oportuno e cheio do seu coração generoso.

FELIZ NATAL :)

Extenze Ingredients disse...

This is really a fascinating blog, lots of stuff that I can get into. One thing I just want to say is that your Blog is so perfect!

Yara disse...

"Entendam que a-do-ro as vitrines enfeitadas, os presentes, toda aquela decoração iluminada, mas o enfeite que acho mais lindo está no rosto das pessoas generosas"

Amei essa frase!
Quem dera, amigo que um dia todos os dias se transformassem como os de Natal!
Utopia ou sonho?
Só pode ser utopia pois o mundo está cada dia pior. O amor, a bondade, a misericórdia e o respeito desapareceram, Deus tenha piedade deste mundo!
Enfim, gosto muito da forma como escreve, e foi um prazer!
Grande abraço!