sábado, 29 de novembro de 2008

Desafios

O ser humano vive rodeado de situações que precisam ser superadas. Às vezes precisa-se superar uma perda, uma derrota, um medo, uma raiva, uma ansiedade, uma tristeza, e muitas outras coisas. Diante desses desafios o homem precisa ter o domínio dos seus pensamentos, a coragem, e a capacidade de questionar.
Se formos derrotados, não devemos aceitar a derrota desistindo de uma possível vitória.
Se o medo está à nossa porta, não devemos deixá-lo entrar. Não precisamos aceitá-lo, pois temos poder sobre nós. Acreditamos no que escolhemos acreditar, fora disso acreditamos no que nos é provado.
Se uma pessoa nos agride com uma palavra, não precisamos retribuir com a mesma moeda. Podemos ser felizes, independente do que as pessoas têm a dizer sobre nós.
Se uma conquista não foi alcançada, a desilusão não precisa dominar a nossa mente. Temos sempre um amanhã.
Se você não acredita no que existe, você precisa questionar os seus pensamentos.
Se perdermos algo, é preferível que não se reclame e nem apenas se lamente. Alimentar pensamentos negativos só traz resultados negativos, e a reclamação não produz bons efeitos.
Acho muito importante o ser humano conhecer o poder que ele tem. Quando se fala em “escolha”, talvez se tenha uma vaga noção da influência que ela tem nos nossos resultados.
Sabemos que as circunstâncias interferem nas nossas ações, isso é algo indiscutível. Vou dar um exemplo:
Se vamos preparar um bolo de baunilha e faltar o açúcar ficaremos impossibilitados de fazê-lo, se o objetivo é fazer um bolo doce. Mas se não podemos fazer um bolo doce, poderemos fazer uma omelete aproveitando alguns dos ingredientes que seriam utilizados no bolo, se assim quisermos. Então fica claro que por conta da circunstância poderemos pegar outro caminho e atingir um resultado indesejável, ficando assim insatisfeitos e frustrados.
Muitos se deixam dominar pela derrota, fazendo dela uma desculpa para não mais ir em busca do que se deseja. Mas o ponto a que quero chegar é que na vida as conseqüências ruins não precisam nos dominar. Os fracassos estão aí para serem superados, e se não os superarmos teremos que experimentá-los para assim alcançar a eficácia. Depois de conhecer o fracasso, o que se tem a fazer é buscar meios preparando estratégias para desviá-lo. Precisamos encarar os desafios e acreditar que tudo é possível, pois só assim daremos espaço para que a inteligência faça de nós seres eficazes.







5 comentários:

Fabi disse...

Uma palavra sobre desafios sempre nos desafia né..rs...é verdade, os desafios estão aí para serem superados...
Ótima mensagem!
Deus te abençoe!
Bjs
Fabi
:"))

Evelize disse...

Anderson ...essa frase...Podemos ser felizes, independente do que as pessoas têm a dizer sobre nós.
é uma grande verdade com muita sabedoria meu amigo...sabedoria que acredito que lhe é dada pelo senhor pois sendo tão moço ainda já descobriu essa verdade para sermos realmente felizes acredito que devemos esquecer um pouco do que os outros tem a dizer de nós...mesmo que nos ofendão ...as vezes não vale a pena perder tempo...perder a vida por uma derrota ou se preocupando com isso...a vida é maior meu amigo e passa ...num estalar de dedos...por isso o melhor é seguir em frente não aceitar as derrotas do momento e nem picuinhas dos outros ...viver..ser feliz...amar a deus ..aos amigos e a família...isso sim realmente vale a vida...Parábens meu querido pelo blog!

Menino Poeta disse...

todos os dias somos desafiados, a lutar para conquistar, para ser algo! desafio é o que nos faz forte! a nossa fé é desafiada! assim como pedro foi desafiado quando andou sobre o mar, mais ele não confiou e logo começou a afundar! porque? não teve fé, segurança, não confiou! desafio, tem que ter fé, segurança, garra! não olhar para baixo, pois se não corremos o risco de cair do topo do desafio. belas as suas palavras

Anderson Cavalcanti disse...

Fabi, Evelize e "Menino Poeta", obrigado pelas palavras.

Tudo o que vocês disseram é muito verdadeiro.

Deus abençoe vocês grandemente!

leoavalon disse...

Superação é nosso sobrenome! TExto muito bom meu amigo! Me fez lembrar da frase que um amigo me dizia. "Na vida temos que nos preocupar mais com nossa honra que com nossa reputação. Pois nossa honra é o que somos diante de Deus, e nossa reputação é o que as pessoas pensam que somos diante de Deus".
Abraço forte brother!!!