quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Minha primeira defesa de TCC - Curso Técnico em Segurança do trabalho



Ontem, 14/08/2012, foi o dia da defesa do meu TCC do curso de Segurança do trabalho. Fiquei extremamente satisfeito e feliz com o sucesso do trabalho. Fiquei o tempo TODO muito sério, mas no final, quando chegou o momento das críticas, não resisti e o meu sorriso foi de ponta a ponta da orelha por tudo que ouvi.

É muito bom ver o nosso trabalho, fruto de empenho e dedicação, ser bem reconhecido. É muito gratificante quando a nossa ideia é bem aceita e valorizada.
O motivo dessa postagem não é 'encher a minha bola', e sim compartilhar desse momento, dessa felicidade, dessa conquista, com vocês.
O que me deixa mais orgulhoso é saber que consegui produzir um bom conteúdo sozinho, sem a opinião de ninguém, exceto, claro, a ajuda dos livros, meus eternos amigos, e dos artigos publicados na Internet. Isso é a base de qualquer trabalho desse âmbito. O recomendado foi que nós procurássemos um professor para nos orientar quanto à escolha do tema. Bom, foi o que eu fiz, porém sem nenhum retorno. Escolhi o meu tema, e depois, através de e-mail, escrevi para dois professores pedindo uma opinião sobre a escolha do meu tema, e explicando o meu objetivo com a escolha do mesmo. Resultado: nenhum professor me respondeu.

Continuei meu trabalho, e não pedi opinião a mais ninguém. Só depois de pronto e depositado o trabalho, cheguei a comentar com algumas pessoas sobre o meu TCC, apenas para saber o que eles pensavam a respeito do tema. Mesmo que com isso eu descobrisse que não seria uma boa escolha, o meu tema, não adiantaria mais nada. O trabalho já tinha sido encaminhado aos professores que tinham sido escolhidos para compor a banca examinadora.
Bom, mas falando do que as pessoas me diziam, quando eu comentava sobre o assunto tema do meu trabalho, os comentários que eu ouvia eram quase sempre os mesmos: diziam que meu tema era polêmico. Eu já sabia disso. Inclusive, foi o que eu disse à minha mãe quando apresentei pra ela o meu trabalho.

O tema que escolhi é polêmico porque trata de uma ideia que toca em um ponto 'delicado'. Eu sabia que estava sendo 'ousado' em trazer um tema mais original, no que se trata de ideias, porque tudo, claro, foi construído em cima de um referencial, e vale dizer: um referencial de peso. Somente as ideias e fatos é que eram provocantes e originais, no sentido de fazer com que as pessoas pensassem, refletissem em algo, muitas vezes ignorado, tratado passivamente.

Sim... Falei, falei, e ainda não disse qual foi o meu tema. Você já deve estar se perguntado, né? O tema escolhido foi: CIPA X ESTABILIDADE: EMPREGO GARANTIDO OU GARANTIA PARA ATUAÇÃO? Vou explicar!

Os membros (eleitos) da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) usufruem o benefício da estabilidade provisória no emprego. Somente esse ganho pode influenciar os empregados a se candidatarem à Comissão. Com isso, este trabalho resolveu levantar a questão da influência que pode ter a garantia provisória sobre o trabalhador. O estudo, além de levantar a questão tema do trabalho, apresentou, principalmente, a significação e finalidade da CIPA e da Estabilidade, tratando da sua importância para o cipista. O desenvolvimento percorreu sobre o direito ao benefício (estabilidade) e os princípios de segurança - assunto apresentado de modo que, por si só, já teve poder conscientizador, mostrou razões e a conduta necessária ao trabalhador que assume o cargo de cipista.  Também foi abordada a relevância dos bons princípios e valores, e seu papel na postura de quem assume o posto para tratar dos assuntos de segurança dos trabalhadores. Através do estudo realizado, foi possível demonstrar o papel e sentido do cargo de cipista, bem como a utilidade de seu benefício. Desse modo, ficou a esperança de que as pessoas possam enxergar a oportunidade de melhoria na vida laboral, diante da oportunidade do trabalho que é dedicado e desenvolvido em prol da segurança do trabalhador.
É isso, gente! O meu trabalho foi muito bem recebido. Só tenho a comemorar e a agradecer...




Agradeço a Deus, motivo da minha existência e minha maior motivação e inspiração.
Agradeço aos meus pais que sempre dedicaram o melhor deles para formação do melhor que sou. Sempre me incentivando, apoiando e orientando.
Agradeço aos meus colegas de classe pela amizade, pelos momentos de alegria e descontração, e por valorizarem minhas qualidades, deixando de lado os meus defeitos.
Agradeço a minha amiga escritora Cirlene Pádua por oferecer seu trabalho de revisão do texto, e por ser uma excelente profissional, em quem também me espelho. Quem tem um amigo certamente tem um tesouro; ela é o tesouro que conquistei.
Enfim, meu agradecimento a todos que de alguma forma contribuíram para mais essa conquista. Que Deus recompense a cada um de vocês!          


Muito, muito agradecido,

Anderson Cavalcanti
Técnico em Segurança do Trabalho



5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amigo!! a batalha chegou ao fim....Ups, apenas começou!
*vivi

TiagoSousa disse...

Muito boa a sua defesa sobre curso técnico em segurança do trabalho!

Anderson disse...

Muito obrigado! Fico muito feliz pelo comentário.

evelize volpi disse...

Anderson você é GUERREIRO DEDICADO E COMPETENTE meu amigo!
Merece colher os louros viu!
Beijos!

Anderson disse...

Muito agradecido, Evelize.