sexta-feira, 26 de maio de 2017

Sobre o mundo dos livros...

Aquele cheiro bom, capa bonita, folhas para passar... Ahhhhh, como eu sou apaixonado por livros. Tem livro que eu acho tão bonito que nem coloco na estante, e resolvo deixar separado/destacado, ou guardado em algum outro lugar da casa que não seja a estante para os livros. Parece que alguns livros foram feitos até para ficar como decoração de sala/escritório. Tenho um livro que é uma edição de luxo do Diário de Anne Frank - o modelo é uma réplica do diário original da "nossa" muito querida adolescente judia.


Muito bonito, não é? Pra completar, eu sou apaixonado por "tudo" o que é moda antiga: máquina de datilografia, livro físico, toca discos, museus, móveis, arquitetura, roupa... tudo muito retrô MESMO. Pena que esses itens tornaram-se um tanto difíceis de conseguir, mas... vamos voltar para o assunto dos livros. Hehehe!

Livro pra mim tem um 'q' de platonismo! Apesar de visivelmente ser algo muito simples, quando em uso, revela um universo de possibilidades - não só pelo que está escrito, mas, pelo que podemos imaginar/sonhar/realizar a partir daquilo que lemos naquelas páginas. Acreditem: eu sou im-pres-si-o-na-do com o fato de 'riscos' em um 'espaço em branco' formarem palavras, que formam pensamentos. As palavras são uma das coisas mais lindas e incríveis da vida; descrevem sentimentos, coisas, ideias...

Desde muito novo eu tinha a curiosidade de explorar o universo literário, e tive a sorte (mesmo com poucas condições) de conseguir livros. Eu os conseguia muitas vezes emprestados: quando mais novo, com vizinhos, e quando adolescente, com as bibliotecas publicas. Quando jovem, através de compras. Daí comecei a ter os MEUS livros.

E o sonho de ter uma biblioteca em casa, quem já teve? Até hoje esse é um sonho que tenho a realizar. O espaço fechado por 4 paredes para acomodação dos livros é uma espécie de criação de um mundo mágico pra mim. Um espaço meio que para "deixar" um pouco este mundo (por alguns momentos), e mergulhar em um outro; livre, novo, e cheio das mais ricas possibilidades.

É isso... Me sinto muito bem quando entro em um ambiente repleto de livros. Como hoje em dia já não frequento bibliotecas (alguém aqui ainda frequenta?), e nem tenho a minha particular, o único espaço que frequento para sentir um pouco desse sentimento que descrevi, e explorar novos e desconhecidos títulos pra mim, são as livrarias. Mas, infelizmente, tenho deixado, aos poucos, de gostar de frequentá-las. Acontece que as livrarias de hoje estão virando uma nova e diferente opção de playground onde as pessoas buscam/compram tudo, menos livros. Sério! Eu fico muito incomodado quando entro em livrarias e encontro DVDs, CDs, eletrônicos, e mais tudo o que eu não entendo ter a ver com uma livraria. De repente até seja, também, uma forma de manter o "negócio", atrair as pessoas, mas, ainda não me convence. Eu vou numa livraria para comprar LIVROS. Ter um espaço para um cafezinho com doces/salgados é uma ótima ideia na minha opinião - nesse caso, pra quem pára ali mesmo e faz sua leitura.

Bom, estamos vivendo uma nova geração onde tudo o que é possível está indo parar nas plataformas/formatos digitais. Com isso, a gente também vai perdendo aos poucos esses espaços. Daqui a pouco, nem livrarias físicas teremos mais. Duvidam?!

Enquanto é possível, aproveito esse universo literário em seu formato físico (prefiro deixar para falar sobre livros digitais em outra oportunidade), com o prazer de segurar um livro, folheá-lo, sentir seu cheiro, e assim, viajar com todo esse 'ritual'.

Aproveitando essa postagem, quero informá-los que tenho um grupo de leitura online que se utiliza e existe através de duas plataformas digitais (Facebook e WhatsApp). O grupo chama-se 'Livros nunca são demais' (link do grupo no Facebook). 


Com a dificuldade dos encontros presenciais que tanto temos, a gente criou esse espaço para não deixar de ter aquela boa conversa depois daquela leitura em comum. No espaço, também fazemos um sarau, onde os participantes recitam/leem trechos de obras que sentem vontade de compartilhar. 
A quem interessar possa, sinta-se convidado a participar! 

Aproveitem, recomendem, critiquem, e participem.

2 comentários:

Meg disse...

O filme "You've got mail", refilmagem de "The shop around the corner"usa como pano de fundo para o romance dos protagonistas o "atropelamento" de uma pequena livraria por uma dessas redes de megalojas. Triste sinal dos tempos. Muito entretenimento, pouca reflexão. Dá no que vemos hoje nas redes sociais.

Anderson disse...

Fiquei curioso para assistir "The shop around the corner". Vou colocar na lista.
Obrigado pelo comentário cheio de razão!