sexta-feira, 20 de julho de 2012

Nossos BTUs

BTU é a sigla de British Thermal Unit, que em português significa Unidade Térmica Britânica; uma unidade de potência que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura.


Vamos dizer que nós humanos, também ‘geradores de energia’, temos nossos BTUs. E que diante de algumas situações que nos deixam ‘fervendo’, ficamos com a temperatura muito elevada internamente. Mas, e aí? Será que dá pra aproveitar essa energia? Não desperdiçá-la? 
Se um determinado aparelho é aquecido para produzir algo bom, útil; será que nós, também numa situação de calor e desconforto, não podemos gerar o mesmo?


Não podemos desistir, parar por conta de um problema. 


Como dizem por aí, até um pé na bunda nos empurra pra frente. A gente precisa transformar energia ruim em energia boa. 
Por que ao invés de se enterrar, após receber uma crítica destrutiva, a gente não escolhe sobressair, trabalhar para superar, passar por cima, ir além? 
Vamos utilizar os nossos BTUs como combustível. Vamos tirar proveito dos problemas, aprender, e crescer com eles. Desta forma, quando você estiver numa situação ruim, pense nesses BTUs como os ingredientes que formarão o melhor que você poderá um dia ser.

Conheçam, no vídeo baixo, a história de Christian Aranha. Ele subiu ao palco do TEDxRio apresentado como o Nerd, coisa que antes era um problema para ele, mas que hoje já superou. Na apresentação, ele fala da sua vida de Nerd com problemas de socialização (ainda na infância) e como se vingou, no bom sentido, do professor de português e da reprovação no vestibular por causa da redação. O rapaz, através da sua própria energia, que contabilizou como potentes 25 mil BTUs, em média, criou uma empresa de inteligência artificial e um processador semântico que fez as portas da Microsoft se abrirem para ele. 


“Algo acontece em nossas vidas como uma mordida e é isso que nos levará a encontrar nossos BTUs. Nossos pontos fracos e ameaças são nossas grandes oportunidades”.

Siga em frente!


2 comentários:

Luciene Nascimento disse...

É por isso que você deve mesmo ter imenso orgulho de ser blogueiro, de ser escritor!!! =D
Texto maravilhoso, de alguém que usa seus BTUs para o bem, que está busca conhecer mais e mais o mundo em que vive e que faz toda a diferença nele.
Parabéns meu amigo escritor de ouro!!!!!!!
*-*

Anderson disse...

Obrigado, Luciene... Minha amiga nerd que tanto amo :)
Como falei ontem, a ideia desse post surgiu da nossa conversa, ontem, sobre a palestra do Christian.
Como é bom ter a sua linda amizade que tanto, tanto me enriquece. Te amo de montão, moça.
Grande abraço!